COMPORTAMENTALIDADES

Porque tudo o que pensamos é comportamento, porque tudo o que dizemos é comportamento, porque tudo o que fazemos é comportamento, porque tudo o que desejamos dizer ou fazer (e não dizemos nem fazemos) é comportamento, porque tudo aquilo que os outros pensam, dizem e fazem (ou pretendem fazer) é comportamento, eis o Comportamentalidades!

A minha foto
Nome:
Localização: Lisboa, Portugal

Um anónimo no meio de uma multidão sem rumo

segunda-feira, outubro 16, 2006

No Dia Internacional da Alimentação

Adolescentes lights e estudantes snacks
Cocas-colas, barras de chocolate, adolescentes lights , snacks de queijo, estudantes snacks, batatas fritas, iogurtes magros e outras coisas que tais … Eis a alimentação que os jovens portugueses, estudantes a maior parte deles, fazem! Impunemente! Os bares das escolas são profícuos na disseminação deste tipo de alimentação que molda os que em breve serão adultos e que gerirão as empresas, as instituições, serão pais e mães de famílias, enfim … Para acentuar ainda mais as deficiências alimentares, as cantinas nas escolas secundárias e nas faculdades abusam das batatas fritas e dos enlatados. A fruta apodrece nos self-services e as gelatinas não se sabe de quê desaparecem em três tempos.
Que saudades do cozido à portuguesa do Avelino
Almocei durante muitos anos num restaurante na Rua de S. Marta em Lisboa que primava pelos pratos fixos por dia, de base portuguesa. Assim, à 5.ª feira era o grande dia do cozido à portuguesa, à 2.ª feijoada à transmontana, à 4.ª caldeirada à setubalense, à 6.ª bacalhau de várias maneiras e feitios, à 3.ª os rojões à minhota … Que saudades dessa comida! Depois, no fim dos anos 90, o Avelino voltou para a terra, Ponte de Lima, e os trespassados foram os clientes habituais que passaram a não ter mais opções que os bitoques com ovo a cavalo, os lombos de porco, os filetes de pescada …

3 Comments:

Blogger anokas said...

olá! obrigada pela passagem no meu blog! passaste logo num momento de fúria, de drama, de dooorrr... nem sempre sou assim ehehehe
cozido à portuguesa, rojões... shlep shlep os adolescentes de hoje não sabem o que isso é! muito elaborado para os seus gostos! concordo contigo neste aspecto alimentar! mas o que se há-de fazer? é deixá-los comer, enfartarem-se... quando estiverem deprimidos por serem "gordos" os papás levam os meninos aos psicólogos e pronto! já está!
há que dar emprego a alguém neste país!!! :)
bjokas da anokas ;)

9:33 da manhã  
Blogger Alexandre said...

Obrigado! não sei como está a situação na tua escola mas espero que hoje e amanhã surjam soluções senão os alunos também vão sofrer com isto tudo ... porque os professores, esses, já estão sofrendo...

Bjokas! Boa noite!

10:53 da tarde  
Blogger Catarina said...

A alimantação infantil tornou-se também num verdadeiro reino dos enlatados: comida pré cozida, comida enlatada, leite com cereis jà incluidos, sopas em saquetas ou caixas... é o reino da facilidade e da rapidez. Sem por em questão a qualidade dos ditos... questionio-me se não se està a perder o sentido e o cheiro do cozinhado natural, se não se està a passar jà aos mais pequeninos maus habitos alimentares ou a cria-los sem o habito da cozinha normal... saberão um dia o que isso é?
Podem gabar esse género de alimentação, dizer que é mais equlibrada, que tem menos açucar, menos sal... mas nunca se viu tanta obesidade infantil como hoje em dia, segundo consta pelos relatorios de saude.
Enfim... serei antiquada nesse sentido mas so recorro à comida rapida em dias de muiiiiita pressa!

8:24 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home