COMPORTAMENTALIDADES

Porque tudo o que pensamos é comportamento, porque tudo o que dizemos é comportamento, porque tudo o que fazemos é comportamento, porque tudo o que desejamos dizer ou fazer (e não dizemos nem fazemos) é comportamento, porque tudo aquilo que os outros pensam, dizem e fazem (ou pretendem fazer) é comportamento, eis o Comportamentalidades!

A minha foto
Nome:
Localização: Lisboa, Portugal

Um anónimo no meio de uma multidão sem rumo

quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Doença de Paget: nova forma de cancro da mama

A designada Doença de Paget é uma forma rara de cancro da mama e aparece na parte exterior do seio, no mamilo, na auréola. Pode parecer uma erupção que depois se torna numa lesão delimitada ao seu redor por pele ressequida. Como é uma situação muito rara, havendo até autores que põem em causa a sua existência tal como é divulgada, associando-a também a uma forma de cancro dos ossos (ver Meia Verdade - a Doença de Paget) em princípio não há motivos de preocupação para as mulheres em geral. Convém, no entanto, saber o que é e, acima de tudo, estar atento para não confundir com outro tipo de manifestações. Os sintomas principais incluem uma irritação da pele persistente, uma erosão, uma ferida com crostas ou uma secreção pelo mamilo; uma lesão no mamilo que não se cura; e geralmente afecta só um mamilo. O diagnóstico deve ser feito através de uma mamografia que o médico deverá mandar fazer a ambos os seios. Às vezes a irritação pode parecer só uma inflamação da pele, mas se atingir apenas um dos seios deve ser feita uma biópsia da lesão para confirmar o diagnóstico. Detectados a tempo os cancros da mama são reversíveis e em alguns meses as mulheres voltam à sua vida normal. Por isso, a importância da atenção e da consulta regular ao médico. A imagem da doença pode não ser agradável, mas há coisas que mais vale prevenir... este conselho chegou-me através de uma amiga minha e eu achei de bom tom alertar!

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

é um caso cada vez mais recorrente nos dias de hoje e realmente as mulheres a uma determinada idade deverão realmente fazer o exame de diagnostico...mais um excelente post, como e habito ehe

um abraço

11:32 da tarde  
Blogger Lia said...

E obrigada pelo alerta.
Nunca é demais alertar e não custa nada saber um pouco mais e alertar outros para que o diagnóstico possa ser sempre feito o mais precocemente possível.

Beijinhos

12:02 da manhã  
Blogger Isabel Filipe said...

... já sabia ...

estes alertas nunca são demais ...
Obrigada.

Bj.

P.S. embora rarissimo o cancro da mama tb pode acontecer ao homem ...

10:05 da manhã  
Blogger Unknown said...

Alexandre, parabéns e obrigada!
Neste momento sinto-me realmente orgulhosa de ti!

Beijo grande

10:09 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Olá a todos :)

Alguém conhecer homem(s) que tenha (m) passado pelo cancro da mama? Estou a fazer uma pesquisa e gostava de ter o outro aldo da experiência. Obrigada

Bj

5:13 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home