COMPORTAMENTALIDADES

Porque tudo o que pensamos é comportamento, porque tudo o que dizemos é comportamento, porque tudo o que fazemos é comportamento, porque tudo o que desejamos dizer ou fazer (e não dizemos nem fazemos) é comportamento, porque tudo aquilo que os outros pensam, dizem e fazem (ou pretendem fazer) é comportamento, eis o Comportamentalidades!

A minha foto
Nome:
Localização: Lisboa, Portugal

Um anónimo no meio de uma multidão sem rumo

segunda-feira, fevereiro 12, 2007

DEVEMOS OUVIR SEMPRE AS DUAS PARTES!

Já todos passámos por várias experiências em que amigos, conhecidos, familiares ou vizinhos nossos nos aparecem como vítimas de determinadas situações, como desgraçados, como vilipendiados, tudo causado por outra pessoa, a qual geralmente não conhecemos ou conhecemos mal. Ficamos com enorme compaixão dessas pessoas vítimas de tão maus-tratos físocos e/ou psicológicos, revoltadíssimos com a outra 3.ª pessoa . o alegado mauzão - que passamos a viver - por vezes atè intensamente consoante a nossa própria personalidade de regair às coisas - um assunto que por vezes em nos diz respeito. E, depois, essas pessoas que se dizem vítimas, geralmente são incisivas, insistem e insistem no tema, algumas têm tal arte que nos fazem sentir também vítimas e ficamos, então, completamente do lado delas... Mas... e há sempre um mas... passado algum tempo descobrimos - por acaso ou por algum motivo - que as coisas não são bem assim como nos contaram, que existe a outra parte também com os seus argumentos que são tão válidos como os da «vítima». E muitas vezes chegamos à conclusão que mais vítima é a outra pessoa. Entretanto, quando chegamos aí já nos desgastámos, já vivemos a vida de outras pessoas, já perdemos tempo com assuntos que não nos dizem respeito e que muitas vezes as outras partes resolvem da melhor maneira. A namorada de um amigo meu dizia gato sapato do ex-marido, que lhe batia, que lhe fazia a vida num inferno... todos ficaram com pena dela... vim a saber depois que ela era alcoólica, que o tinha arruinado financeiramente com os cartões de crédito, e que lhe destruíra a empresa dele por causa de dívidas contraidas por ela. Depois deste caso - e de muitos outros - aprendi a reconhecer uma coisa: nunca tomo partido por ninguém em caso de conflito sem ouvir as duas partes envolvidas. É claro que dou sempre o benefício da dúvida, mas chego muitas vezes à conclusão que a vítima afinal... era outra!
Não sei se isto também já aconteceu convosco...???

7 Comments:

Blogger Marta Vinhais said...

Também concordo contigo - melhor ouvir as duas partes e tirar as nossas conclusões.
No meu caso, tive uma agradável surpresa e a pessoa em questão tornou-se numa boa amiga.
Bom texto.
Beijos e abraços
Marta

2:01 da tarde  
Blogger Catarina said...

Pois é Alexandre!

Afinal havia outra!! Outra verdade é claro:)

Nem sempre as vitimas aparentes são as vitimas reais, neste mundo hà gentinha tão finoria que além de envenenar a existência dos outros ainda consegue passar por vitima!

Depois ainda hà quem diga que sou excessivamente desconfiada e que tenho uma mente preversa quando digo que se deve ficar com um pé atras até da propria sombra!

Um abraço;

3:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

eu nunca me aconteceu esse genero de situaçao mas tambem tenho de concordar contigo...e ainda ha a hipotese de também nós sermos criticados...

um abraço

11:55 da tarde  
Blogger Titas said...

Nem me fales disso!

Sempre que o bom senso não prevaleceu, bati com os ditos na parede e pedi desculpa pelo precipitado julgamento.

('bora lá fazer-me uma visitinha?)

2:39 da manhã  
Blogger Unknown said...

Alexandre, concordo contigo. Também já aprendi a não julgar ninguém sem saber realmente como são as coisas.
Uma "grande amiga", há tempos que se queixava do marido... Que lhe batia, tirava o dinheiro, e várias histórias deste tipo. Há cerca de um ano ela fugiu de casa com outro, abandonou marido e 3 (sim, três) filhos! Quando falei com os filhos, marido e irmã, percebi finalmente que a história não era bem assim... nem bem, nem mal. Não era assim de todo!!!
Aprendi, garanto-te!!! E essa minha grande amiga, que se dizia minha irmã, nunca mais a vi!

Beijinhos

11:10 da manhã  
Blogger Lia said...

Tentamos tecer juízos cedo demais, sempre dispostos defender os nossos amigos, e às vezes cometemos injustiças.
Talvez se não julgássemos e aprendessemos a ouvir e tudo seria mais simples...

Beijinhos

3:10 da tarde  
Blogger Isabel Filipe said...

... não me aconteceu ...
sabes porquê?... porque não ouço esse género de conversa ... não tenho pachorra nenhuma para os que têm a mania de vir contar as suas desgraças....


bjs

1:49 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home