No Dia Internacional da Alimentação
Adolescentes lights e estudantes snacks
Cocas-colas, barras de chocolate, adolescentes lights , snacks de queijo, estudantes snacks, batatas fritas, iogurtes magros e outras coisas que tais … Eis a alimentação que os jovens portugueses, estudantes a maior parte deles, fazem! Impunemente!
Os bares das escolas são profícuos na disseminação deste tipo de alimentação que molda os que em breve serão adultos e que gerirão as empresas, as instituições, serão pais e mães de famílias, enfim …
Para acentuar ainda mais as deficiências alimentares, as cantinas nas escolas secundárias e nas faculdades abusam das batatas fritas e dos enlatados. A fruta apodrece nos self-services e as gelatinas não se sabe de quê desaparecem em três tempos.
Que saudades do cozido à portuguesa do Avelino
Almocei durante muitos anos num restaurante na Rua de S. Marta em Lisboa que primava pelos pratos fixos por dia, de base portuguesa. Assim, à 5.ª feira era o grande dia do cozido à portuguesa, à 2.ª feijoada à transmontana, à 4.ª caldeirada à setubalense, à 6.ª bacalhau de várias maneiras e feitios, à 3.ª os rojões à minhota …
Que saudades dessa comida! Depois, no fim dos anos 90, o Avelino voltou para a terra, Ponte de Lima, e os trespassados foram os clientes habituais que passaram a não ter mais opções que os bitoques com ovo a cavalo, os lombos de porco, os filetes de pescada …