COMPORTAMENTALIDADES

Porque tudo o que pensamos é comportamento, porque tudo o que dizemos é comportamento, porque tudo o que fazemos é comportamento, porque tudo o que desejamos dizer ou fazer (e não dizemos nem fazemos) é comportamento, porque tudo aquilo que os outros pensam, dizem e fazem (ou pretendem fazer) é comportamento, eis o Comportamentalidades!

A minha foto
Nome:
Localização: Lisboa, Portugal

Um anónimo no meio de uma multidão sem rumo

terça-feira, fevereiro 20, 2007

Quando somos chantageados....

De certeza que há uma coisa que ninguém gosta de ser: chantageado... ou ameaçado! Por mim, não gosto! E já o fui algumas vezes, a maioria delas a nível profissional! Até nem gosto gosto de ser pressionado, quanto mais chantageado! E a verdade é que as chantagens que nos fazem muitas vezes vêm de pessoas próximas de nós: vizinhos, conhecidos, amigos ou até... familiares!
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Serve isto para alertar para o pequeno passo que há entre o pressionar e o chantagear... porque o ameaçar já se confunde mais com este último termo. Pressiona-se alguém quando a outra pessoa pretende obter um determinado resultado, geralmente em seu proveito próprio. Mas enquanto no pressionar se usam os mais variados métodos: diplomacia, argumentação, algumas «ligeiras» imposições, no chantagear só há uma maneira de o outro se manifestar. É a tal história do «ou queres agora ou nunca mais», «ou fazes agora as coisas como eu quero ou nunca mais terás outra oportunidade», «ou dizes já que sim (ou não) ou então vai dar uma volta», são exemplos típicos de quem chantageia, sempre com uma boa dose de hipocrisia! O «agora» e o «nunca» andam sempre associados!
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Nós próprios também não estamos imunes a fazer o papel de chantageador, infelizmente: há situações na vida que por vezes nos levam a perder as «estribeiras», como se costuma dizer, e algumas vezes tomamos atitudes - até com pessoas que não merecem, ou geralmente com pessoas que não merecem - um pouco irracionais. Quando chantageamos sentimos ser os donos absolutos da razão! Confesso que nos últimos tempos me tenho sentido chantageado profissionalmente e mesmo fora das relações de trabalho por motivos que, na minha óptica, são injustos!
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Quando damos muito de nós aos outros - mesmo os que estão muito próximos - eles passam a exigir sempre mais, quanto mais damos, mais nos exigem - e se isto é verdadeiro a nível profissional, por vezes também é verdadeiro nas relações de vizinhança ou até familiares! Estou a terminar o mandato de administrador do prédio onde habito, e essa função deixa-me poucas saudades. Por azar muitas coisas aconteceram durante este ano: paredes que meteram água, elevadores que avariaram com frequência, lâmpadas fundidas... coisas que eu diria normais - também aconteceram nos mandatos de outras pessoas - mas às quais comigo alguns vizinhos foram implacáveis como se eu fosse o responsável pelo deficiente isolamento das paredes viradas a norte ou por os elevadores fecharem em 5 segundos quando deveriam fechar em 7. Haja paciência!!!

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Parece que perdi o acesso a conta do google.

6:24 da tarde  
Blogger Su said...

pede novamente uma senha....

jocas maradas

8:37 da tarde  
Blogger Su said...

as pessoas são muito complicadas e complicando tudo e todos, tornando a vida naquilo que não queremos....


jocas maradas

8:40 da tarde  
Blogger Maria P. said...

Afinal tudo pode ser simples.

Um beijinho*

10:04 da tarde  
Blogger Bichodeconta said...

Nunca tinha chegado a este lugar, estive a ler e só tenho pena que tenha ficado para trás..Claro que vás expondo as tuas ideias e pensamentos na porta ao lado, ainda assim deixo aquele abraço..

1:29 da tarde  
Blogger A OUTRA said...

Administrador dum prédio!... Devia ser o castigo dado a quem se porta muito mal.
Para mim só peço a Deus que me leve antes de chegar a minha vez.
Nas duas vezes que fui administradora, não houve nada que não acontecesse, até as lampadas não gostavam de mim, fundiam-se todas as semanas, até pensei que aquilo fosse de acordo com as casas onde as comprava, só para me tramarem.
Que Deus me leve quanto antes!...
Bj
Maria

1:31 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home